Mairiporã – SP
  

Medidor de Dureza Portátil

Conhecer as propriedades mecânicas de um material destinado a equipamentos e maquinários é de grande importância para determinar a sua viabilidade em um projeto. Dentre os todos os ensaios mecânicos responsáveis por validar um material mecanicamente está o ensaio de dureza, através do medidor de dureza portátil, sendo um dos mais importantes e aplicados.

Dureza é uma propriedade mecânica que relacionada a resistência que um material apresenta a deformação permanente quando pressionado por outro material ou marcadores específicos.

A dureza pode variar conforme o contexto durante o projeto podendo ser mais mole ou mais dura conforme necessidade.

Medidor de Dureza Portátil UCI

Como medir a dureza de equipamentos com precisão?

O fato é que existem duas maneiras de medirmos dureza com equipamentos de precisão sendo:

Medidor de dureza estacionário:

Como o próprio nome sugere são equipamentos de laboratório, e existem diversas unidades de medidas baseadas em seus métodos como por exemplo dureza Brinell, Rockwell, vickers e outros.

Muitas vezes os equipamentos de medição de dureza são pesados e pouco versáteis e sua principal desvantagem e que precisa de uma amostragem para realizar o ensaio, ou seja, uma parte da peça do projeto precisa ser cortada e levada ao laboratório tornado o ensaio um ensaio destrutivo.

Medidor de dureza portátil:

São medidores de dureza portátil próprios para trabalhos em campo, diferente dos medidores de dureza estacionário, costumam ser leves e podem ser levados até a peça a ser medida, sem a necessidade de retirar uma amostragem, entretanto como costuma fazer uma pequena marca na peça pode ser considerado ensaio destrutivo de acordo com a aplicação, mas na maioria dos casos é ensaio não destrutivo.

O medidor de dureza portátil converte as medidas para as principais medidas de dureza como Brinell, Rockwell A, B e C, Vickers, Shore e outros e é aplicado em três técnicas distintas de medidor de dureza portátil.

Conheça as três técnicas do medidor de dureza portátil e suas vantagens:

Medidor de dureza portátil pelo método Leeb ou rebote

O princípio de dureza de Leeb baseia-se no método dinâmico (de rebote). Um corpo de impacto com uma ponta de metal duro é impelido pela força de uma mola contra a superfície da peça em teste. A deformação da superfície ocorre quando o corpo de impacto reage com a superfície de ensaio, o que resulta em perda de energia cinética. Esta perda de energia é detectada através da comparação das velocidades vi e vr quando o corpo de impacto se encontrar numa distância precisa da superfície para a fase de impacto e a fase de rebote, respectivamente.

As velocidades são medidas utilizando-se um ímã permanente no corpo de impacto que gera uma voltagem de indução na bobina do dispositivo de impacto. A voltagem detectada é proporcional à velocidade do corpo de impacto. O processamento do sinal então fornece a medição de dureza portátil.

Medidor de dureza portátil pelo método de ultrassom (UCI)

O método UCI (Impedância de Contato Ultassônico – Ultrasonic Contact Impedance) usa o mesmo diamante em formato de pirâmide que um equipamento de ensaio de dureza Vickers tradicional. Diferente de ensaios Vickers, não é necessária a avaliação ótica da indentação, possibilitando medições rápidas e portáteis. O método UCI excita uma haste em uma oscilação

ultrassônica. A carga de teste é aplicada por uma mola e usualmente está compreendida entre 1 e 10 kg de força (HV1 – HV10). Na medida em que o diamante é forçado para o interior do material, a frequência oscilação da haste muda em resposta à área de contato entre o diamante e o material ensaiado. O instrumento detecta a mudança na frequência e converte-a em um valor de dureza que é imediatamente exibido na tela.

Medidor de dureza portátil pelo método Rockwell portátil. 

O princípio do teste do Equotip Rockwell portátil segue o método de teste estático Rockwell tradicional. Durante as medições com a sonda Equotip Rockwell portátil, um indentador de diamante é forçado para dentro da peça em teste usando força controlada com precisão. A profundidade da indentação do diamante é medida continuamente durante a aplicação e remoção da carga de teste. A partir das profundidades de indentação d1 e d2 registradas em duas cargas definidas, calcula-se a diferença: Δ = d2 – d1. Tradicionalmente isto é chamado de deformação plástica.

Procurando uma empresa especialista em medidores de dureza portátil?

A Mega Instrumentos é uma empresa dedicada a profissionais de ensaios não destrutivos, manutenção preditiva e serviços de inspeção industrial através de instrumentos e equipamentos como o medidor de dureza portátil de qualidade com um ótimo custo-benefício.

Clique no link para mais informações sobre medidor de dureza ou consulte um de nossos especialistas.