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Inspeção por Ultrassom para Linhas Ferroviárias

A inspeção por ultrassom para linhas ferroviárias detecta possíveis defeitos em trilhos como as rodas do trem, os eixos das rodas e os trilhos e é a melhor forma de conter quebras e fraturas futuras dos trilhos.

A inspeção por ultrassom para linhas ferroviárias vem ganhando cada vez mais destaque tanto na fabricação, quanto na manutenção dos componentes responsáveis pelo bom funcionamento de uma linha ferroviária.

Em especial existem três componentes essenciais que podem ser inspecionados por ultrassom em linhas ferroviárias sendo as rodas do trem, os eixos das rodas e os trilhos.

A inspeção por ultrassom em rodas ocorre medindo a tensão residual, onde você antecipa a trinca, antes mesmo de ela aparecer na roda. Essa técnica não requer o uso de acoplantes.

Inspecao por Ultrassom para Linhas Ferroviarias

O Processo ocorre através de um transdutor especial chamado EMAT

A sonda EMAT funciona como dois transdutores iguais que são dispostos para produzir ondas transversais com polarização linear em dois planos perpendiculares, de modo que as direções de transmissão sejam:

Feixe A: direção de propagação com polarização horizontal é paralela ao plano de rolamento da roda;

Feixe B: A direção de propagação com polarização vertical é perpendicular ao plano de rolamento da roda;

Assim a birrefringência acústica é medida, por cada transdutor, pelo tempo de propagação relacionada ao eco de fundo.

Processo de inspeção por ultrassom para linhas em ferroviárias em eixos:

A inspeção por ultrassom para linhas em ferroviárias em eixos acontece de forma automatizada através de um sistema de inspeção de última geração desenvolvido para testes automatizados do lado oco de eixos ferroviários usando um cabeçote de inspeção que é composto por até 9 transdutores e computador industrial de alta performance. O equipamento de inspeção de ultrassom para linhas ferroviárias foi projetado para: criar programas inteligentes, performar inspeções em um único lado por vez, armazenar o resultado dos testes e exportar dados via USB ou internet. Tendo um tempo máximo de inspeção de aproximadamente 12 minutos.

Inspeção de trilhos ferroviários por ultrassom:

Para inspeções de trilhos a linha de inspeção por ultrassom para linhas ferroviárias conta com um carrinho semiautomático com um display de três canais paralelos com ajuste de sonda de sensibilidade e caixa de seleção de canal, um conjunto de rodas de centragem automática com retentor de mola prende o carrinho ao trilho e um tanque de grande capacidade com circuito de líquido de três vias garante a emissão controlada do líquido de acoplamento durante as sessões. Um alarme sonoro alerta o operador sobre falhas que pode então revisar e avaliar as informações aumentando a resposta ultrassônica e selecionando a sonda específica além de poder salvar a representação A-scan e armazená-la, incluindo notas, para um máximo de 100 posições memorizadas.

Dependendo da configuração do equipamento a inspeção pode ocorrer com até 9 transdutores trabalhando em posições pré-definidas pelo inspetor.

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