Mairiporã – SP
  

Raio X Industrial

O raio X industrial é uma técnica de inspeção de caráter não destrutivo muito utilizado na indústria metal mecânica que visa garantir a qualidade e a confiabilidade dos equipamentos inspecionados que em sua maioria são forjados, fundidos e soldas através de laudos gerados por imagem.

O raio X industrial é produzido em tudo de raios catódicos, que pode ser portátil ou estacionário de acordo com a necessidade de inspeção do cliente.

Esse tubo de raio catódico aquecem o catodo pela passagem de uma corrente elétrica, após serem aquecidos esses mesmos catodos liberam elétrons em altíssima velocidade que são atraídos fortemente pelo ânodo essa velocidade de liberação e atração causam uma colisão entre eles, e assim quando os elétrons dos ânodos recebem a energia oriunda dos elétrons em movimento há uma produção de uma radiação eletromagnética que são chamadas de raio X.

Raio X industrial

Por ser uma energia de onda eletromagnética, o raio-x industrial não precisam de um meio físico para se propagar e se movem na velocidade da luz, essa energia é ionizante, ou seja, pode causar danos ao corpo humano devido a sua forte ligação e energia.

Por isso todo o profissional que opera raio-X industrial deve ser habilitado e contar com EPI’s apropriados que medem o tempo e quantidade de exposição por exemplo, para evitar qualquer tipo de problema a saúde que o equipamento possa causar.

Durante a inspeção de Raio-X industrial, as ondas eletromagnéticas atravessam as peças ensaiadas relatando todas as descontinuidades em forma de imagem em um filme posicionado estrategicamente atrás da peça.

As principais vantagens de utilizar o Raio X industrial são:

  • Registro permanente do ensaio de raio-X realizado, no filme uma vez que no filme permanecem todas as evidências da inspeção de maneira objetiva e incontestável (imagem).
  • O ensaio utiliza energia elétrica, uma vez que haja suspeita de qualquer problema, é só desligar o equipamento da energia e a radiação cessara instantaneamente.

As principais desvantagens da utilização do raio x industrial são:

  • As radiações ionizantes que sensibiliza o filme, provenientes do raio X industrial, são altamente prejudiciais ao ser humano, a inspeção requer especialização e cuidado de todos os envolvidos.
  • O inspetor de raio X industrial deve ser um especialista altamente qualificado, com conhecimentos de processos de fabricação e seus possíveis defeitos para laudar um filme radiográfico.
  • Existe uma regulamentação muito severa para os executores das técnicas que precisam garantir a segurança deles mesmos na inspeção, das demais trabalhadores e vizinhos ao redor e todo o meio ambiente.

Procurando uma empresa especialista em raio x industrial?

A Mega Instrumentos  é uma empresa dedicada a profissionais de ensaios não destrutivos, manutenção preditiva e serviços de inspeção industrial através de instrumentos e equipamentos como o raio x industrial.  

Para mais informações sobre o raio x industrial fale com um de nossos especialistas. Estamos ansiosos para atendê-lo.