Mairiporã – SP
  

Ultrassom Industrial para Detecção de Falhas

O ultrassom industrial para detecção de falhas é usado para garantir o funcionamento e continuidade nos processos de fabricação de equipamentos e peças de metais ferrosos e não ferrosos.

Ultrassom é uma onda mecânica com frequência superior a 20.000 Hz e que é inaudível pelo sistema auditivo humano, precisa de um meio físico para se propagar e é sua origem é focal o que o torna ideal para ensaios não destrutivos, uma vez que determinará a origem exata do problema.

O ultrassom industrial para detecção de falhas é muito utilizado em indústrias e principalmente no setor de qualidade para garantir a confiabilidade e ausência de descontinuidades durante a fabricação de equipamentos e peças de metais ferrosos e não ferrosos.

Ultrassom industrial para detecção de falhas

Como funciona o ultrassom industrial para detecção de falhas?

O princípio de funcionamento do ultrassom industrial para detecção de falhas é baseado em um equipamento para interpretação e validação dos dados e um transdutor que é composto por cristal piezelétrico que tem como característica transformar sinais mecânicos em elétrico e sinais elétricos em sinais mecânicos.

O transdutor recebe um sinal elétrico do ultrassom industrial para detecção de falhas e o transforma em um sinal mecânico que percorre toda a peça ou equipamento de inspeção até encontrar uma barreira perpendicular ao feixe que funcionara como uma peça de rebote devolvendo o sinal ao transdutor que por sua vez receberá o sinal mecânico e enviará um sinal elétrico ao ultrassom industrial para detecção de falhas que por sua vez calculará o tempo que a onda emitida levou para ser retornar. O tempo é convertido para uma medida de distância métrico, indicando com precisão a distância da descontinuidade em relação ao transdutor.

A distância máxima e sensibilidade da onda mecânica durante a inspeção é determinada pela frequência do transdutor que pode variar entre 0,5 MHz e 25 Mhz, sendo que quanto mais próximo de 0,5 MHz maior será a distância máxima percorrida e menor a sua sensibilidade e quanto mais próximo a 25 MHz maior será a sua sensibilidade e menor será a sua distância máxima.

Outro fator importante que interfere diretamente na sensibilidade e distancia máxima do sinal ultrassônico é a velocidade de propagação do som no material, alguns materiais como o aço carbono possuem estrutura solida ligações atômicas fortes sendo ótimo condutor para o som, já a borracha possui estrutura solida, porém, ligações atômicas fracas sendo um dispersor de som.

As principais vantagens do ultrassom industrial para detecção de falhas são:

  • Se trata de um ensaio não destrutivo, ou seja, não destrói a peça e por esse motivo pode ser realizado em cem por cento das peças fabricadas;
  • Não causa nenhum tipo de dano a saúde dos operadores e pessoas próximas, não é um ensaio perigoso ou nocivo;
  • Determina com precisão a distância e tamanho da descontinuidade na peça;

As principais aplicações para o ultrassom industrial para detecção de falhas são:

  • Fundidos – para detecção de rechupes e poros do processo;
  • Forjados – para detecção de trincas, dobras e segregações;
  • Soldas – Trincas, falta de fusão, falta de penetração e outros.

O ultrassom industrial para detecção de falhas é uma ferramenta de qualidade muito precisa, porém requer certa habilidade e experiencia de seus inspetores, uma calibração errada por exemplo pode estar condenando uma peça livre de defeitos ou aprovando uma peça com defeitos, por isso é importante sempre um apoio de um profissional capacitado.

Procurando uma empresa especialista em ultrassom industrial para detecção de falhas?

A Mega Instrumentos  é uma empresa dedicada a profissionais de ensaios não destrutivos, manutenção preditiva, serviços de inspeção industrial e equipamentos como ultrassom industrial para detecção de falhas e equipamentos de qualidade com um ótimo custo-benefício.

Para mais informações sobre ultrassom industrial para detecção de falhas consulte um de nossos especialistas.